terça-feira, 6 de julho de 2010

AMBU, EMBU, IMBU OU UMBU?

A PALAVRA UMBU TAMBÉM GERA VÁRIAS FORMAS DE PRONÚNCIA. TEM AQUELES QUE FALAM QUE CHUPARAM UM AMBU E OUTROS DIZEM QUE CHUPARAM UM EMBU.

HÁ TAMBÉM AQUELES QUE FALAM QUE CHUPAM UM IMBU E POR FIM, TEM OS QUE FALAM QUE GOSTAM DE UMBU, QUE É A FORMA QUE APRENDEMOS NA ESCOLA COMO SE FOSSE A CORRETA.

ENFIM, A FORMA CORRETA DE CHAMAR DEPENDE DO SEU PONTO DE VISTA.

OHHHHH..... PALAVRA DIFÍCIL.

8 comentários:

  1. ok, mas deve haver a forma correta de se escrever e pronunciar...que pra mim é UMBU...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra vc. Mas n tem só vc no mundo, existem outras pessoas,outras regiões e outras tradicoes.

      Excluir
    2. Na minha cidade, AMBU, é um objeto que se usa em pessoas com parada respiratória e é feito manualmente.

      Excluir
  2. Olá, O Certo é Ymbu, mas olha o porque. O umbuzeiro ou imbuzeiro, Spondias tuberosa, é originário dos chapadões semi-áridos do Nordeste brasileiro; nas regiões do Agreste (Piauí), Cariris (Paraíba), Caatinga (Pernambuco e Bahia) a planta encontrou boas condições para seu desenvolvimento encontrando-se, em maior número, nos Cariris Velhos, seguindo desde o Piauí à Bahia e até norte de Minas Gerais. No Brasil colonial era chamado de ambu, imbu, ombu, corruptelas da palavra tupi-guarani "y-mb-u", que significava "árvore-que-dá-de-beber". O imbu ou umbu é uma fruta amiga dos sertanejos porque, durante as secas, as pessoas retiram de suas raízes umas batatas para matar a sede. Quando o sertão está seco, com todas as árvores sem folhas, o imbuzeiro ou umbuzeiro está sempre verde porque guarda água necessária em suas batatas e com ajuda delas, da água que contêm, o imbuzeiro ou umbuzeiro consegue ficar sempre verde e sobreviver às secas. Os gramáticos dizem que o nome certo é imbu, palavra tupi, i-mb-u, "a árvore que dá de beber".

    ResponderExcluir