segunda-feira, 5 de julho de 2010

Novas ferramentas de comunicação na Web e a comunicação corporativa

A internet mudou muito o jeito de viver e de pensar da sociedade como um todo e se olharmos para trás temos a certeza de que o mundo não é mais o mesmo.
A internet mudou o estilo e o ritmo de trabalho nas empresas. Antes demorávamos bastante para enviar uma carta e receber resposta de um cliente em outro estado ou até mesmo fora do país. Hoje, temos o e-mail que chega no mesmo instante e pode ser respondido no mesmo minuto, basta está conectado a maravilhosa internet.
As ferramentas da web mudaram a vida relacional, empresarial, as maneiras de consumir e de se comunicar. Com a velocidade com que as tecnologias se desenvolveram, tudo se tornou diferente. Hoje, fazemos compras de mercado pela Internet. Compramos casa, carro, livros, presentes de casamento, móveis sem sair do quarto, apenas com alguns cliques.

A velocidade da internet facilitou também o trabalho das assessorias de comunicação, pois, as sugestões de pauta e os releases chegam com mais rapidez do que era antes com o envio por fax ou carta. Era necessário esperar até o dia seguinte ou o horário do telejornal para saber com detalhes uma notícia ou um fato.

A comunicação corporativa vem ganhando cada vez mais espaço nas grandes empresas e dela depende o posicionamento da empresa perante os seus diversos públicos. A comunicação deve ser bem trabalhada, pois, pode consolidar ou destruir a marca de uma empresa.

O surgimento de novas mídias e possibilidades ilimitadas de acesso à produção de conteúdos e informação, fez com que os profissionais de comunicação pensassem além dos limites das redações de jornais, emissoras de rádio e TV.

As novas ferramentas de comunicação na internet como os Blogs, portais interativos, redes sociais e os produtores independentes são extremamente importantes no processo de comunicação corporativa além de serem os novos públicos que estão exigindo novas posturas e mais qualificações e habilidades por parte dos profissionais que atuam na área.

Por fim, a tecnologia e os avanços dela servem como uma alternativa para os meios de comunicação de massa e não para a sua erradicação. Cada nova mídia é resultado de uma mutação, uma metamorfose, de uma mídia anterior. Isso significa que ela se adapta à nova realidade em vez de desaparecer. A internet apresentou-se como uma tecnologia mais moldável às necessidades jornalísticas capaz de agregar uma massa de público potencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário